top of page

YOGA NA LINHA DO CORAÇÃO SALVA JOVENS SEM AMOR À VIDA



Em Novembro 2024 recebi um telefonema de uma mãe que procurava sessões de yoga para a sua filha de 17 anos que se tentou matar, cortando os pulsos, no dia de halloween, o dia das bruxas. A psicóloga ou a psiquiatra (não me recordo qual especialidade médica) receitou-lhe drogas, chamados medicamentos para adormecer as emoções, os sentimentos e os pensamentos. Para além das drogas, aconselhou a jovem a praticar actividade física. Ela escolheu yoga.


A mãe estava em muito mau estado energético. Muito magra, sem brilho no rosto e nos olhos. A passar por um divorcio inesperado e por uma tentativa de suicídio da sua única filha, que ela faz questão de salientar que tem um atraso, um cromossoma a menos ou a mais, ou diferente. Confesso que não entendi! Pois para mim isso não é importante. O importante é como ela se sente em relação a ela própria e a mãe em relação á filha.


Passado dois dia estava eu a bater à porta de uma linda casa. Aparece uma jovem morena, baixinha, redondinha, vestida toda de preto, de olhos doces com um sorriso luminoso. Muito feliz de ir ter a sua primeira aula de yoga. Mostrou-me o seu quarto e o seu altar à Deusa Hecate, a deusa das bruxas. Contou-me a sua história muito entusiasmada, que antigamente fazia parte da religião wicca mas agora era uma bruxa devota da Deusa Hecate.


Olhei para a parede, por cima da cama, e vi três quadros, todos eles com uma pintura em tons escuros de uma jovem a cortar os pulsos e a chorar lágrimas negras de dor. Perguntei quem lhe tinha oferecido os quadros. Respondeu: A Mãe.

Fiquei preocupada! Uma Mãe que coloca este tipo de quadro por cima da cama da sua filha, para ela olhar todos os dias quando acorda e se deita, que ainda por cima se tentou matar, não pode estar bem psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente.


Assim que tive oportunidade pedi à Mãe para tirar os quadros e os deitar fora. Era necessário substituir os quadros pelas bonitas Deusas da Natureza, que trazem beleza, coragem e alegria todos os dias ao acordar. Fiquei aliviada quando concordou!


A jovem sentia-se sozinha. Sem amigas. Os pais sem pouco tempo para lhe dar atenção. Ambos com o coração fechado. Mais preocupados com a vida social que a vida emocional.


Ela nunca tinha feito yoga. Expliquei-lhe que iriamos fazer um yoga especial, o yoga na linha do coração. O objectivo era alinhar o corpo, a mente e as emoções com o coração. Compreender que o nosso coração é a nossa fonte de vida, de amor, de alegria, de paz, de sabedoria, de luz. E cada um de nós tem que cuidar do seu próprio coração, enche-lo com energias de alta vibração.


A jovem acompanhou a aula maravilhosamente bem. Dizendo entre as posturas e as respirações: Isto é mesmo bom!

No final nem tinha vontade de abrir os olhos. Tal era o prazer em que estava. A sorrir, inundada de amor. Do seu próprio amor.


O TPC ou Trabalho Para o Coração, foi fazer yoga na linha do coração sozinha, pelo menos 2 vezes por semana. Através do meu livro que a Mãe lhe ofereceu, yoga na linha do coração para crianças. Assim fez! Começou a ganhar autonomia, rotina e disciplina. E cada vez que praticava limpava a sua energia negativa.


Depois de quatro sessões comigo parecia outra menina. Deixou de se vestir totalmente de preto, começou a vestir outras cores. Compreendeu que as cores simbolizam vida e cura. Compreendeu que tudo é energia, negativa ou positiva, que é uma grande responsabilidade ser uma bruxa que manipula energias que trazem o mal em vez do bem. Tomou consciência de como as energias negativas quase lhe roubaram a vida.


Ela sentiu o poder do seu coração a transforma-la numa menina muito mais bonita, sábia, confiante, cheia de auto estima, de valor, até a sua coluna ficou mais direita. Pelas suas palavras: - Nunca me senti tão bem! Estou cheia de auto-estima. Estou feliz!


Ensinei-lhe que a vibração do coração atrai as pessoas e as situações. Se tiveres a vibrar em amor irás atrair amor. Se tiveres a vibrar em dor irás atrair dor. Nessa semana a jovem atraiu uma amiga. Estava feliz porque já não se sentia sozinha!

Pela primeira vez , venceu a timidez e começou a falar na sala de aula.

Toda ela brilhava.

Quis como prenda de natal aprender Reiki. Que menina tão especial.


A mãe espreitava. Parecia que estava contente pela filha. Mas continuava doente e insistia em frequentar as suas consultas de psiquiatria ou de psicologia mas não chegava feliz a casa. Ninguém é feliz longe do coração. Perguntei-lhe se queria fazer uma sessão de yoga na linha do coração privada. Ela falou-me que não tinha dinheiro. Com uma vivenda de luxo, um mercedes à porta e fim de semana em Londres, fiquei em silencio a questionar a veracidade da resposta.


Quando acabou um mês de aulas de yoga na linha do coração a Mãe não quis mais aulas para a sua filha. Disse que ela iria fazer sozinha e que iria integrar um grupo. Fiquei chocada! Eu disse-lhe que a filha não estava preparada, que ainda precisava de acompanhamento individual. Que a sua atitude iria prejudica-la. Ela não quis ouvir.


A jovem disse-me que iria praticar os meus ensinamentos todos os dias e que eles lhe salvaram a vida.


Passado duas semanas recebo outro telefonema, de uma amiga que conhecia uma jovem de 14 anos que se tinha tentado matar, cortando os pulsos.


Lá vou eu para Lisboa, levar o yoga na linha do coração a mais uma linda e inteligente jovem em depressão porque a família está longe do coração.


A cura está em compreender que os pais fazem o melhor que sabem para amar os seus filhos, pois o amor que os pais sentem pelos seus filhos é uma extensão do amor que eles sentem por ele próprios. A cura está em não esperar que os pais se amem, mas aprender a não repetir os padrões dos ancestrais. Tem compaixão e perdoa-os, eles não sabem o que fazem!


Identifica as feridas da alma que os teus ancestrais carregam e passam de geração para geração. Olha para ti, qual a ferida que carregas? Do abandono, da traição, da rejeição, da humilhação ou da injustiça? Só amor próprio é que cura todas as feridas.

Sê a primeira da família a amar-se plenamente, incondicionalmente. Vive feliz contigo, respeita-te, trata-te bem, cuida de ti, enche-te de beleza, enche-te de prazer, dá graças pelos teus dons, oferece-os ao mundo com alegria. Tudo o que precisas está no teu coração, dentro de ti.


Ama-te. Ama-te incondicionalmente com os teus pensamentos, sentimentos, actos e intenções. Não chores mais!


Abraço-te com todo o meu amor.

Hridaya * Rita Goldrajch




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page